Pesquisa

De Scalable Game Design - Brasil
Edição feita às 10h54min de 6 de novembro de 2013 por Administrador (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa


O Scalable Game Design Brasil é um projeto de cooperação em pesquisa envolvendo duas universidades brasileiras - a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e uma universidade americana, sede do projeto original - a Colorado University at Boulder. A coordenadora de pesquisa no Brasil é a Profa. Clarisse Sieckenius de Souza, professora titular do Departamento de Informática da PUC-Rio e diretora do SERG, Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica.

A equipe do projeto é multidisciplinar, tendo entre seus integrantes, pesquisadores experientes nas áreas de Informática, Psicologia e Educação, além de alunos de doutorado do Departamento de Informática da PUC-Rio. A linha mestra do projeto é atuar centralmente no desenvolvimento de tecnologia computacional para que professores de escolas brasileiras possam aprender Computação, desenvolver seus próprios programas e introduzir Computação na sala de aula, da forma que lhes parecer a mais apropriada. A pesquisa do Scalable Game Design Brasil é realizada no domínio da Informática, não tendo por objetivo investigar métodos ou técnicas educacionais. Ela tem por objetivo instrumentar os educadores para que eles próprios desenvolvam as práticas mais apropriadas para as escolas brasileiras.

Nossa pesquisa tem o apoio, como patrocinadores, agências governamentais de fomento à pesquisa e uma instituição privada. Em agosto de 2012, a AMD Foundation aprovou um grant para o projeto, envolvendo recursos financeiros e equipamentos, para apoiar 12 meses de atividade do Scalable Game Design Brasil. Este é o primeiro projeto desta natureza apoiado pela AMD Foundation no país. Indiretamente, o CNPq e a CAPES apoiam o projeto através de bolsas de estudo de doutorado aos alunos da PUC-Rio que participam do Scalable Game Design Brasil.

Historicamente, a FAPERJ financiou o projeto com recursos do Edital de Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas da Rede Pública Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2011, outorgados à Profa. Ana Cristina Bicharra Garcia, da UFF, e do Edital Cientista do Nosso Estado - 2012, outorgados à Profa. Clarisse Sieckenius de Souza, da PUC-Rio.

Atualmente, os coordenadores de pesquisa nas universidades cooperantes são:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas