Visita de Membros da Equipe Americana em Outubro de 2011

De Scalable Game Design - Brasil
Ir para: navegação, pesquisa

AlexPlays.jpg
Em 21 de Outubro de 2011, Alexander e Nadia Repenning, ele Principal Investigador do projeto Scalable Game Design na Universidade do Colorado em Boulder e ela Presidente da AgentSheets, Inc., visitaram o COLUNI e puderam testemunhar o trabalho realizado pelo projeto Clique para a Computação, que reúne parceiros de quatro instituições, duas nos Estados Unidos e duas no Brasil. Além das já mencionadas Universidade do Colorado e AgentSheets, são também parceiras brasileiras a PUC-Rio, através do SERG, sede da coordenação acadêmica do projeto, e a UFF, através do ADDLabs, sede da direção executiva do projeto, e do COLUNI, escola pioneira no Ensino de Raciocínio Computacional através do design de jogos escaláveis com o AgentSheets no Brasil.

Veja fotos da visita aqui.

Alexander e Nadia Repenning foram recepcionados pela Diretora do COLUNI Profa. Iduína Mont'Alverne, pelo representante do Reitor da UFF Prof. Sydney Mello e pelas coordenadoras executiva e acadêmica do projeto, Profas. Ana Cristina Garcia (ADDLabs, UFF) e Clarisse de Souza (SERG, PUC-Rio), respectivamente. Alunos e professores que participaram dos programas de Ensino de Raciocínio Computacional do projeto em 2010 e 2011, demonstraram os resultados obtidos. Alexander Repenning declarou-se "impressionado com a energia que o projeto brasileiro alcançou em pouco mais de um ano e com os resultados dos jogos dos alunos". Segundo ele, o próximo desafio de todos é conseguir financiamento sustentável para manter e expandir esta iniciativa, única na América Latina até o momento.

O Prof. Repenning foi também palestrante internacional convidado na cerimônia de abertura do X Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais e V Conferência Latino Americana de Interação Humano-Computador (IHC+CLIHC'2011), realizada em Porto de Galinhas, Pernambuco, de 25 a 28 de Outubro. Em sua palestra ele incluiu os resultados do projeto brasileiro, o que entre outros efeitos positivos, já despertou o interesse de pesquisadores brasileiros de outros estados por realizarem projeto similar. Adicionalmente, representantes de empresas da área de TI presentes à palestra demonstraram interesse por conhecer melhor o projeto e estudar formas de apoiá-lo. Como se sabe, uma das principais metas do Scalable Game Design, como um todo, é reascender o interesse dos jovens pela Computação, onde se prevê que haja nos próximos anos uma alta demanda de profissionais, que contrasta com o decréscimo de estudantes que optam, em vários países do mundo, por seguir carreira nesta área.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas